terça-feira, 16 de novembro de 2010

Policial Militar realiza palestra sobre Violência contra Mulher em Curitiba

Temas relacionados à Violência Contra a Mulher foram debatidos em Curitiba, durante evento de capacitação para funcionários de saúde da capital, realizado nesta semana. A tenente Luci Aparecida Rocha Belão Lubel, que é especializada em impactos da violência doméstica na saúde, realizou uma explanação sobre o tema durante o evento mostrando como funciona o atendimento da Polícia Militar em casos como este e quais são as providências adotadas.

“Durante a apresentação temas relacionados à mulher violentada foram abordados. A cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil e isso já se tornou um problema de saúde pública”, afirma a tenente. Foram ressaltados detalhes de como acontece esse ciclo de violência e também quais os motivos dessa mulher não terminar o relacionamento.

“Quando a saúde atende casos de violência contra a mulher há uma ficha preenchida. É preciso que se saiba que essa mulher pode escolher encaminhar esse documento para a delegacia ou simplesmente ter um monitoramento do caso pelo departamento de saúde”, ressalta a policial.

Outro ponto importante destacado durante a apresentação da tenente foi em relação ao trabalho da Polícia Militar no atendimento a casos de violência contra a mulher. “Foi muito rica essa explanação, pois as pessoas puderam falar sobre as experiências delas e também saber como funciona o trabalho da PM nestes casos. Surgiram várias dúvidas que foram sanadas durante a palestra”, completa.

De acordo com a tenente é preciso principalmente no atendimento a esse tipo de situação que esta mulher não seja discriminada, pois isso acaba piorando a situação e dando margem para o preconceito. “O profissional de saúde precisa saber para onde encaminhar a vítima e também saber como acolhe-la da melhor forma”, destaca. O evento teve a presença de profissionais de saúde de quatro distritos da capital, ONGs e também de policiais militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário