sexta-feira, 19 de novembro de 2010

19 de novembro - Dia Mundial pela prevenção da violência doméstica




Se perguntarmos a mil pessoas se elas gostam de viver em um mundo de violência, provavelmente a resposta será um redondo NÂO. No entanto, o que vemos em nossa volta é um mundo muito violento em todos os aspectos. Se ninguém (ou quase ninguém) quer, porque ela existe?

Porque querer ainda não é fazer. A Atitude faz a diferença. Se ensinarmos nossas crianças (filhos ou alunos) com violência, é isso que elas irão passar pra frente. Violência gera violência e isso não é novidade pra ninguém. Portanto, falar sobre a não violência não resolve. É necessário praticar todos os dias.

O dia 19 de novembro é considerado Dia Mundial pela prevenção da violência doméstica contra crianças e adolescentes. Uma onda de não-violência circula em toda a web, com o simpático nome de “Blogagem Coletiva”, uma prática muito comum que faz parte do dia a dia das pessoas que já aderiram ao novo mundo. Blogs, páginas de perfil em redes sociais, msn, twitter, facebook, trazem esse tema, compartilhando e trocando informações, opiniões e sentimentos. E claro que o itu.com.br não ficaria de fora!

Neste dia, reforçamos a nossa crença de não violência, reeditando vários artigos e matérias já publicadas por nossos editores, colunistas e colaboradores. É nisso que acreditamos enquanto portal de uma cidade, é assim que temos nos posicionado editorialmente durante mais de dez anos e é assim que pretendemos seguir adiante. Nosso lema é “fazer e ser pela paz do planeta, unindo pessoas que acreditam e divulgando o melhor que cada ser humano tem dentro de si.” O caminho é feito por todos nós, mas os passos desse caminhar são individuais e intransferíveis.

Reportagens

O Bullying foi tema de uma amplas reportagens no itu.com.br, que inclusive trouxe uma especialista para dar uma palestra e ministrar um workshop para pais e educadores de Itu. Levante a mão se você já foi vítima de Bullying! e Bullying: você não está fora disso!

O Dia Mundial da Paz é também lembrado todos os anos pelo itu.com.br, trazendo ações e movimentos que estão ocorrendo em todo o mundo, para engajar os seus leitores nesse ideal de paz.

Os Números da Organização Mundial do Trabalho (OIT) revelam que 1,8 milhão de crianças e adolescentes são abusados sexualmente no mundo, a cada ano. Essa tragédia foi tema da reportagem Inocência roubada: a triste realidade do abuso sexual.

Outra forma de violência é a propaganda direcionada para crianças, muitas vezes enganosa e invasiva. O Projeto Criança & Consumo fica de olho nessa questão e sempre que possível o itu.com.br divulga essa luta. Um exemplo foi a pesquisa realizada por eles sobre publicidade infantil, revelando que as principais preocupações dos pais são a violência e a alimentação. O itu.com.br foi para São Paulo acompanhar um seminário especial sobre o tema.

Nossos colunistas escrevem:

A educadora Cybele Meyer publicou recentemente o artigo “Palmada pedagógica, pode?”, tratando exatamente desse tema. Você já leu?

A educadora Cremilda Teixeira escreveu um artigo sobre violência nas escolas públicas que rendeu mais de 20 comentários e muita polêmica. E continua escrevendo regularmente sobre problemas da escola pública brasileira, extremamente atuais e difíceis de encarar.

O professor aposentado Valdomiro Carezia escreveu um artigo sobre a cultura da não-violência, entre muitos outros onde convida os leitores a repensar suas atitudes para a construção de um mundo de paz.

A psicóloga Milene Thomas escreve constantemente sobre Bullying, orientando jovens, pais e educadores sobre como agir em situações adversas.

A educadora Mércia Falcini tem escrito regularmente sobre questões que envolvem o dia a dia de pais e educadores, sempre alertando para a escolha de atitudes pró-ativas e conscientes. Cada artigo é um delicioso convite a reflexões e reposicionamentos. Boa leitura!

No artigo Profissão: escravo, o jornalista Salathiel de Souza aborda outros aspectos do que pode significar a prática da violência, assim como no texto Pedofilia.

A educadora Giselle Fernandes também aborda questões de educação e não violência em seus artigos. Um deles, que recortamos aqui, tem o titulo de Educar é a melhor forma de proteger.

A estudante de jornalismo Jaqueline Rosa escreveu o artigo A Morte da Inocência, dando um basta à violência e abordando a questão do aborto. O tema gerou vários comentários.

Trazemos na leitura dessa matéria alguns recortes de várias realidades, sob o olhar de muitos jornalistas e colaboradores. Em comum, temos o desejo de fazer um mundo melhor. Se você leu e se interessou, já faz parte desse mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário