segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ponto Final: Uma Campanha diferenciada que busca mudanças de atitudes e de padrões culturais




A Campanha Ponto Final, em desenvolvimento simultâneo, no Brasil, Bolívia, Haiti e Guatemala, teve seu lançamento no Brasil, em maio de 2010.

A Ponto Final é uma campanha regional que busca mudar as atitudes e crenças sociais relacionadas à discriminação, desigualdade e iniqüidade de gênero que sustentam e promovem a violência contra as mulheres.

Tem um caráter inovador por estimular o debate, a reflexão e a participação direta das comunidades buscando mudanças de atitudes e de padrões culturais.

Outro diferencial, é que esta campanha trabalha com o enfoque da prevenção primária, isto é, busca antecipar e intervir com estratégias para proteção das mulheres, antes que o fenômeno da violência ocorra, e não apenas estimulando a punição dos agressores.

A Ponto Final, busca compreender como a violência ocorre e os enormes danos que ela produz e com isto procurar formas de convivências baseadas no respeito e não em agressões.

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, registram que nas relações entre casais, a violência atinge de 25 a 69% das mulheres. Cerca de 5 a 46% das meninas, sofreram algum tipo de abuso sexual na América Latina e no Caribe. No Brasil, a cada 15 segundos ocorre uma violência contra mulheres. Segundo o Instituto Sangali, uma organização educacional (SP), são mais de 41.500 mulheres assassinadas em uma década, um dado que resultou numa média de 10 brasileiras mortas por dia.

O índice, com base em dados do Sistema Único de Saúde, de 4,2 assassinatos por 100.000 habitantes, coloca o Brasil acima do padrão internacional. A violência contra as mulheres é uma importante questão de saúde pública, uma violação aos direitos humanos das mulheres e à cidadania.

A Ponto Final, (que está atualmente na sua segunda fase desde a sua implementação), tem como meta, eliminar a aceitação social de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas. Desenvolvendo ações para criar uma mobilização social de longo prazo, direcionada à erradicação da violência.

Para dar um Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas, 12 estados Brasileiros engajados no tema, realizaram lançamentos locais, são eles: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Recife e Distrito Federal.


Baixem o material o material da campanha http://bit.ly/btFE4

Nenhum comentário:

Postar um comentário