quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O que alimenta o CREAS?



O comprometimento da Equipe
A possibilidade de experimentar
O respeito pelos diferentes pontos de vista
As pequenas grandes conquistas
A constante vontade de aprender
A possibilidade de expressar a criatividade
Os momentos de descontração
A produção de conhecimento
O afeto entre as pessoas
Os momentos de troca

A vontade de transformar a realidade!!!

Secretaria de Assistência Social reúne-se para discutir e traçar Plano de Ação 2011

A secretária de Ação Social, Vanderlanea de Macedo, juntamente com a equipe CREAS, traçam objetivos do Plano de Ação 2011.

Um ponto ressaltado, foi o combate a violência e exploração sexual em Cuité, garantindo assim o direito da criança e do adolescente.

A idéia é aplicar o plano em pontos estratégicos do município.
É importante que toda sociedade se mobilize para que juntos possamos impedir este tipo de violência à criança e adolescente em nosso município.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mostra PETI

Na noite passada aconteceu na cidade de Cuité a Mostra Peti, onde toda a população presente pode prestigiar de perto o resultado de toda dedicação por parte da coordenação e dos monitores das oficinas oferecidas hoje no PETI.
Tivemos a brilhante participação da oficina de dança do PETI de Coronel Ezequiel - RN.
A noite ainda foi abrilhantada por um desfile de belas e belos, onde foi escolhido a garota e o garoto PETI 2010, nas categorias mirim e juvenil.

Vejam alguns Vídeos AQUI!





















Primeira infância

 

A Rede Nacional Primeira Infância é formada por um conjunto de organizações da sociedade civil, do governo, do setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais que atuam na promoção da primeira infância.

O que é a primeira infância?

Os primeiros 6 anos de vida da criança são fundamentais  para  o desenvolvimento de  suas estruturas física e psíquica e de suas habilidades sociais. As experiências nesse período influenciam, por toda a vida, a criança e sua relação com as pessoas que a rodeiam. Esta é também uma fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial e um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento de suas potencialidades.


Acesse o Site e fique por dentro: Primeira Infância 

Convite

Secretaria Itinerante

 

Há duas semanas a Secretaria Municipal de Assistência Social tem promovido reuniões nos bairros da cidade de Cuité, com o intuito de levar informações sobre os programas da Secretaria, bem como todas as atividades realizadas durante o ano de 2010, no CRAS, PETI, TELECENTRO, PROJOVEM ADOLESCENTE, BOLSA FAMÍLIA, JOVENS MÚSICOS, FANFARRA e FILARMONICA, além de apresentar a população cuiteense o CREAS.
Após as reuniões da zona urbana serão iniciadas as reuniões na zona rural, que hoje possuem cerca de 2.700 famílias cadastradas no Bolsa Família.
 


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PEDOFILIA NA INTERNET: Protejam nossas crianças

Para finalizar as atividades do curso de inclusão digital, o Telecentro Municipal de Cuité realizou durante toda a semana seminários com a exposição de pesquisas feitas pelos alunos com o tema "PEDOFILIA NA INTERNET".
Ainda sobre "PEDOFILIA NA INTERNET" os professores apresentaram um maravilhoso material sobre Pedofilia que está disponivel em nosso banco de dados.


Durante os seminários a pedagoga do CREAS reforçou todo o trabalho organizado pelos alunos e professores.
















segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Família

Com o intuito de fortalecer o conceito de família, as psicólogas que fazem parte da "REDE AMIGA de ASSISTÊNCIA SOCIAL": Euneide Medeiros, psicóloga do CRAS e Socorro Souto, psicóloga do CREAS, realizaram palestras e oficinas nos seis coletivos do ProJovem Adolescente, abordando o tema: FAMÍLIA.





Semana que antecedeu O Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A semana que antecedeu o dia  01.12.2010 foi bastante trabalhada por todos que fazem parte da "Rede Amiga de Assistência Social". O Creas realizou palestras e oficinas no ProJovem adolescente, em seus três turnos em todos os seis coletivos.








Ponto Final: Uma Campanha diferenciada que busca mudanças de atitudes e de padrões culturais




A Campanha Ponto Final, em desenvolvimento simultâneo, no Brasil, Bolívia, Haiti e Guatemala, teve seu lançamento no Brasil, em maio de 2010.

A Ponto Final é uma campanha regional que busca mudar as atitudes e crenças sociais relacionadas à discriminação, desigualdade e iniqüidade de gênero que sustentam e promovem a violência contra as mulheres.

Tem um caráter inovador por estimular o debate, a reflexão e a participação direta das comunidades buscando mudanças de atitudes e de padrões culturais.

Outro diferencial, é que esta campanha trabalha com o enfoque da prevenção primária, isto é, busca antecipar e intervir com estratégias para proteção das mulheres, antes que o fenômeno da violência ocorra, e não apenas estimulando a punição dos agressores.

A Ponto Final, busca compreender como a violência ocorre e os enormes danos que ela produz e com isto procurar formas de convivências baseadas no respeito e não em agressões.

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, registram que nas relações entre casais, a violência atinge de 25 a 69% das mulheres. Cerca de 5 a 46% das meninas, sofreram algum tipo de abuso sexual na América Latina e no Caribe. No Brasil, a cada 15 segundos ocorre uma violência contra mulheres. Segundo o Instituto Sangali, uma organização educacional (SP), são mais de 41.500 mulheres assassinadas em uma década, um dado que resultou numa média de 10 brasileiras mortas por dia.

O índice, com base em dados do Sistema Único de Saúde, de 4,2 assassinatos por 100.000 habitantes, coloca o Brasil acima do padrão internacional. A violência contra as mulheres é uma importante questão de saúde pública, uma violação aos direitos humanos das mulheres e à cidadania.

A Ponto Final, (que está atualmente na sua segunda fase desde a sua implementação), tem como meta, eliminar a aceitação social de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas. Desenvolvendo ações para criar uma mobilização social de longo prazo, direcionada à erradicação da violência.

Para dar um Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas, 12 estados Brasileiros engajados no tema, realizaram lançamentos locais, são eles: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Recife e Distrito Federal.


Baixem o material o material da campanha http://bit.ly/btFE4

Trupe Arte na Rua

Para encerrar o evento a Trupe Arte na Rua, saiu de dentro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pelas ruas e comércio da cidade, adentrando à feira livre, onde foi apresentado o espetáculo "Brasilina enfrentando a violência contra a mulher".

Com texto e direção de Carlos Machado.
Elenco: Magno França, Rogério Gomes, Rafaela Ribeiro, Maria do Amparo, Anna Iasmim.